Chucro ou xucro

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras chucro e xucro existem na língua portuguesa e estão corretas. São formas gráficas variantes, apresentando duas formas corretas de escrita, com ch ou com x.

Os adjetivos chucro e xucro indicam um animal não domesticado, bem como uma criança arredia. Referem-se também a uma pessoa sem experiência e traquejo, sem cultura e sem educação. São também usados para indicar um café amargo, sem açúcar.

Exemplos com chucro

  • O peão tem prática em domesticar cavalos chucros. 
  • Aquele menino não sabe fazer absolutamente nada, é um chucro!
  • O café está tão chucro. Precisa de mais açúcar. 

Exemplos com xucro

  • O peão tem prática em domesticar cavalos xucros. 
  • Aquele menino não sabe fazer absolutamente nada, é um xucro!
  • O café está tão xucro. Precisa de mais açúcar. 

Chucro e xucro são sinônimos de indomado, indomável, selvagem, bravio, novato, inexperiente, inábil, imperito, desajeitado, estabanado, ignorante, inculto, leigo, mal-educado, grosseiro, rude, arisco, arredio, esquivo e amargo, entre outros.

X ou CH

A palavra chucro tem sua origem na palavra quíchua chukru, pelo hispânico americano chúcaro. Justifica-se assim a escrita de chucro, com ch inicial.

A escrita da palavra xucro, com x inicial, poderá ser justificada com base na regra ortográfica que prevê a escrita de palavras de origem indígena e aportuguesas do inglês com x.

Palavras relacionadas: chucro, xucro.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também