Chinfrim ou xinfrim

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é chinfrim. A palavra xinfrim está errada. Sempre que quisermos referir alguma coisa insignificante e reles ou uma balbúrdia, algazarra (existem dois significados bem distintos), devemos utilizar a palavra chinfrim.

A origem da palavra chinfrim é incerta, mas sabemos que se escreve com ch e não com x, tal como todas as palavras desta mesma família: chinfrineiro, chinfrinado, chinfrinar, chinfrineira, chinfrinice, chinfrinada,…

A palavra chinfrim pode ser em algumas situações um substantivo comum do gênero masculino (o chinfrim) e em outras um adjetivo uniforme, apresentando a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a camisa chinfrim/o casaco chinfrim).

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –m são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: ruim, virgem, comum,…

Chinfrim, enquanto adjetivo uniforme, significa algo que é insignificante, reles, ordinário.
Exemplos:
Não me vou preocupar mais isso, ele sempre foi uma pessoa chinfrim.
Nem pense que vou usar este vestido tão chinfrim!

Chinfrim, enquanto substantivo comum masculino, significa balbúrdia, algazarra, confusão, um baile popular.
Exemplos:
Ela não gostou e chegou fazendo o maior chinfrim.
Está rolando um chinfrim muito animado!

Palavra relacionada: chinfrim.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também