Cheque-mate ou xeque-mate

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é xeque-mate. A palavra cheque-mate está errada. Devemos utilizar xeque-mate sempre que quisermos referir, num jogo de xadrez, o lance de ataque ao rei adversário que o deixa sem escapatória ou defesa possível, terminando a partida. Para indicar esse lance, podemos usar a palavra xeque-mate ou apenas a palavra mate, que aparece como uma redução de xeque-mate. Por associação, esta palavra também é usada no cotidiano, se referindo a qualquer situação difícil e decisiva, como uma situação de ultimato ou impasse.

A palavra xeque-mate tem sua origem na palavra árabe xāyh māka, derivada do persa xāh māt, que significa: o rei está morto.

Exemplos:
Em apenas 2 minutos, ele fez um xeque-mate e ganhou a partida.
Proteja sempre o seu rei, para não levar um xeque-mate.
Estou me sentindo em xeque-mate, não sei o que fazer!

Fique sabendo mais!
Também é comumente utilizada a expressão pôr em xeque, igualmente originada nos jogos de xadrez. Esta expressão pode significar pôr em dúvida ou pôr em perigo.

Exemplos:
Você por acaso está pondo em xeque meu trabalho? (duvidar)
Com esse comportamento de risco, você está pondo em xeque sua própria vida! (ameaçar)

Palavra relacionada: xeque-mate.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Cheque ou xeque Cheque-mate ou xeque-mateChícara ou xícara