Chamego ou xamego

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é chamego, com ch. A palavra xamego, com x, está errada. O substantivo masculino chamego se refere a um contacto indecoroso, bem como a uma grande atração e excitação sexual. Pode indicar também um namoro ou uma grande afeição.

Exemplos com chamego

  • Ai, que chamego bom!
  • Vi seu filho de chamego com uma garota do lado de fora da escola.
  • Estou precisando de chamego e de palavras carinhosas.
  • Tenho o maior chamego por este livro que minha avó me deu.

Chamego é sinônimo de bolinação, esfregação, carícia, excitação, atração, paixão e sedução, bem como de afeição, apego, xodó, namoro, galanteio e romance.

CH ou X

A dúvida na escolha do dígrafo ch ou da consoante x ocorre porque a consoante x pode assumir o valor de ch quando aparece no princípio ou no meio da palavra. 

Embora haja algumas regras que definem quando deve ser utilizado x ou ch, no caso de chamego está relacionado com o étimo da palavra.
 
Embora tenha uma origem incerta, há estudos que afirmam que a palavra chamego poderá derivar da palavra chama, também escrita com ch.

Exemplos de palavras com cha inicial: chamego, chateado, chave, chapéu, chamada, chá, ...

Exemplos de palavras com xa inicial: xadrez, xarope, xampú, xácara, xará, xale,...

Palavra relacionada: chamego.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também