Chá ou xá

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A palavra chá é muito utilizada pelos falantes, referindo-se, principalmente, a uma bebida preparada por infusão: chá preto, chá verde,... A palavra xá tem uma utilização muito reduzida, referindo-se ao título de um soberano da antiga Pérsia. Assim, as duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes

Exemplos:

  • Todos os dias à noite, leio e bebo um chá. (chá = bebida)
  • Os xás eram os imperadores da antiga Pérsia, atual Irã. (xá = soberano)

A palavra chá é utilizada, maioritariamente, para indicar uma bebida preparada por infusão. Embora haja especificações no uso das palavras chá e infusão, o conceito da palavra chá está generalizado para qualquer bebida preparada por infusão de qualquer planta: chá de camomila, chá de erva-doce, chá de boldo,... Pode significar também uma reunião social com objetivos diversos, como um chá de bebê, um chá de panela, um chá dançante,... Indica ainda um lanche feito geralmente à tarde com chá acompanhado a comida. 

Exemplos:

  • Queria um chá preto, por favor!
  • Dizem que o chá verde ajuda no processo de emagrecimento.
  • Aparece lá em casa amanhã para tomarmos um chá.
  • Minha irmã está preparando meu chá de fraldas.

A palavraindica um título de imperador, usada para referir os soberanos da antiga Pérsia, atual Irã.

Exemplos:

  • O último xá da Pérsia foi deposto em 1979, com a Revolução Iraniana.
  • O regime de governo dos xás era impopular.

As palavras chá e xá apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: chá e xá, passo e paço, conserto e concerto, cela e sela, sinto e cinto, cozer e coser, acento e assento,…

 

Palavras relacionadas: chá, .


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas