Celeiro ou seleiro

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Celeiro refere-se, principalmente, a um armazém de cereais e outras provisões. Seleiro refere-se, a um fabricante ou vendedor de selas. Assim, as palavras celeiro e seleiro existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes

Exemplos:

  • O celeiro da fazenda está cheio de cereais e de palha. (celeiro = armazém)
  • Este seleiro faz as melhores selas desta região. (seleiro = fabricante de selas)

O substantivo masculino celeiro se refere a um armazém de cereais e outras provisões, bem como a uma região produtora de cereais. Com sentido figurado, indica uma fonte fértil e abundante de alguma coisa. Tendo sua origem na palavra em latim cellarium, deverá ser escrito com c inicial.

Exemplos:

  • A fazenda possui, além da casa principal, um celeiro e um curral.
  • As provisões serão armazenadas no celeiro.
  • Com esta produtividade, esta região rapidamente ficará conhecida como o celeiro do Brasil.
  • Esta família é um celeiro de talentos!
  • Meu cachorro é um celeiro de pulgas.

A palavra seleiro pode ser um substantivo masculino ou um adjetivo. Refere-se a um fabricante ou vendedor de selas, bem como ao dono de uma selaria. Indica também um bom cavaleiro, com experiência em montar e um cavalo que usa sela, estando acostumado à sela. Sendo uma palavra formada a partir da palavra sela, deverá ser escrito com s inicial.

Exemplos:

  • Serei seleiro como meu pai porque alguém tem que tomar conta da selaria.
  • Procuro o melhor seleiro da região para montar este cavalo.

As palavras celeiro e seleiro apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: celeiro e seleiro, passo e paço, conserto e concerto, cela e sela, sinto e cinto, cozer e coser, acento e assento,…

Palavras relacionadas: celeiro, seleiro.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também