Carniça ou carnissa

A forma correta de escrita da palavra é carniça, com ç. A palavra carnissa, com ss, está errada. O substantivo feminino carniça indica, principalmente, o cadáver de um animal que já se encontre em putrefação. Pode indicar também o gado destinado ao consumo, bem como qualquer provisão de carne. 

Com sentido figurado, o substantivo carniça indica uma carnificina ou matança e, com sentido pejorativo, indica uma pessoa que é objeto de zombaria. Carniça pode indicar também uma brincadeira infantil em que as crianças saltam umas por cima das outras, apoiando as mãos nas costas de outra criança.

Exemplos de carniça

  • Os urubus se alimentam de carniça.
  • Este cheiro de carniça está me deixando enjoada.
  • Vamos pular carniça?
  • Você soube da carniça que aconteceu no centro da cidade?

Ç ou SS

Como a consoante ç e o dígrafo ss são pronunciados da mesma forma, ocorre frequentemente confusão na escrita nas palavras com ç ou ss.

Tendo sua origem na palavra em latim carnitia, o substantivo carniça deverá ser escrito com ç. Não só em carniça, mas em outras palavras ocorreu evolução da terminação latina -tia para a terminação em português -ça, como preguiça (do latim pigritia) e justiça (do latim justitia).

Outras dúvidas