Caqui ou cáqui

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras cáqui e caqui existem na língua portuguesa. São palavras sinônimas em alguns dos seus significados e ambas estão corretas. Embora tenham significados similares podemos diferenciar situações em que podemos utilizar uma ou outra. Cáqui é uma cor marrom amarelada e também se refere a tecidos e roupas que tenham essa cor. Caqui é um fruto doce e vermelho, proveniente do caquizeiro.

A palavra cáqui, paroxítona, com a sílaba cá como sílaba tônica, tem sua origem na palavra em inglês khaki, que tem sua origem no hindustani khaki que significa cor de barro. Assim, esta palavra se refere a uma cor marrom amarelada, bem como a tecidos e roupas que tenham essa cor. Essa palavra é muito usada para definir o tecido de algodão ou brim que é usado nos uniformes militares.

Exemplos:
Não gosto de usar cores neutras como o bege e o cáqui.
O garoto caiu e rasgou suas calças cáqui.
Todos os militares deverão vestir cáqui.

A palavra caqui, oxítona, com a silaba qui como sílaba tônica, tem sua origem na palavra japonesa kaki e se refere ao fruto do caquizeiro, um fruto vermelho ou alaranjado com uma polpa doce e macia. Embora a palavra caqui seja a forma preferencial e mais usada pelos falantes para se referir a esta fruta, alguns dicionários atestam que a forma cáqui também é correta, sendo sinônimo de caqui.

Exemplos:
Este caqui que eu estou comendo está bem docinho.
Existem grandes plantações de caqui no estado de São Paulo.
O caqui é rico em ferro, proteínas e cálcio.

Fique sabendo mais!
Em Portugal a fruta caqui se chama dióspiro ou diospiro e a árvore caquizeiro se chama diospireiro.

Palavras relacionadas: cáqui, caqui.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também