Calabresa ou calabreza

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é calabresa. A palavra calabreza está errada. Na gastronomia, a palavra calabresa é muito usada para indicar uma espécie de linguiça apimentada com pimenta calabresa, que é muito utilizada em pizzas. A pimenta calabresa é um tipo de pimenta originária do Peru. Além disso, devemos utilizar a palavra calabresa sempre que quisermos referir o feminino de calabrês, ou seja, o que é natural ou relativo à região italiana da Calábria, sendo assim um gentílico ou adjetivo pátrio.

Exemplos:
Você já experimentou esta receita de molho de tomate com linguiça calabresa?
Eu queria uma pizza calabresa, por favor.
Ela é calabresa, porque nasceu na Calábria.

Calabresa e calabrês são palavras formadas por derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Em calabrês temos a palavra Calábria mais o sufixo –ês e em calabresa temos a palavra Calábria mais o sufixo –esa: Calábria + -ês ou Calábria + -esa. Os sufixos nominais –ês e -esa formam substantivos e adjetivos que indicam uma origem ou nacionalidade. Assim, a palavra calabresa deve ser escrita com s e não com z na última sílaba, tal como outras palavras que indicam origens ou nacionalidades, como francesa, inglesa, dinamarquesa, japonesa, …

Fique sabendo mais!
Gentílicos ou adjetivos pátrios são palavras que nomeiam as pessoas conforme o local onde nascem ou vivem. Existem, no português, vários sufixos usados comumente para a formação de gentílicos, como: -ês, -esa, -ense, -aco, - ano, -ista, -eiro, -enho,… entre outros.

Palavra relacionada: calabresa.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também