Caderneta ou cardeneta

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é caderneta. A palavra cardeneta está errada. Devemos utilizar o substantivo comum feminino caderneta sempre que quisermos referir um pequeno caderno onde podem ser apontados números de telefone, endereços, informações escolares, informações laborais, movimentos bancários, vacinas, anotações diversas, …

Esta palavra é muito usada na expressão caderneta de poupança que se refere a uma conta de poupança onde creditados mensalmente juros e correção monetária sobre o valor dos depósitos.

A palavra caderneta é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o substantivo caderno mais o sufixo nominal diminutivo –eta. Sendo o substantivo caderno escrito com ca na primeira sílaba e com der na segunda sílaba, também assim deverá ser escrita a palavra caderneta.

Exemplos:
A rentabilidade da minha caderneta de poupança está cada vez menor.
Não se esqueça de trazer a caderneta de vacinação da criança.
Vou anotar essa informação na minha caderneta.

Palavra relacionada: caderneta.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Cadê ou cade Caderneta ou cardeneta Caem ou caiem