Bugiganga ou buginganga

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é bugiganga. A palavra buginganga está errada. O substantivo feminino bugiganga se refere a alguma coisa de pouco valor e utilidade, sendo sinônimo de insignificância, bagatela, ninharia, mixaria, migalhice, miudeza, quinquilharia, miçanga, entre outros. Pode significar também uma rede de cerco e arrasto para pescar.

A errada pronúncia de buginganga em vez de bugiganga é um erro de fonética e se deve à assimilação do traço da vogal nasal da terceira sílaba (gan), havendo uma errada extensão desse traço de nasalidade para a segunda sílaba. O fenômeno linguístico da assimilação da nasalidade de um fonema anterior ou posterior é frequente no português. São considerados erros de ortoépia, ou seja, erro na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais.

A palavra bugiganga tem sua origem na palavra em castelhano bojiganga, devendo assim ser escrita com n apenas na terceira sílaba (bu-gi-gan-ga). Também assim deverão ser escritas as palavras cognatas de bugiganga, como bugigangaria.

Exemplos:
Será feita uma venda de Natal onde serão vendidos todos os tipos de bugigangas.
Vamos fazer uma limpeza e jogar fora todas estas bugigangas.
Esta casa está cheia de bugigangas!

Palavra relacionada: bugiganga.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também