Book ou buque

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras book e buque são utilizadas na língua portuguesa e estão corretas. Embora sejam palavras sinônimas em um dos seus significados, podemos diferenciar situações em que podemos utilizar uma ou outra. Book e buque se referem a um portfólio fotográfico. Além disso, book é um termo utilizado em jogos de carta e buque significa uma pequena embarcação.

A palavra book é um estrangeirismo, sendo a forma original da palavra em inglês. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a forma aportuguesada da palavra (como batom, abajur, boxe,…), em outros utilizamos a palavra na sua forma original (como book, mouse, delivery, shopping,…). Book se refere, na sua utilização mais comum, a um portfólio ou dossiê, ou seja, a um conjunto de trabalhos que incluem materiais gráficos e fotografias. É um termo utilizado também em jogos de carta para indicar a soma das cartas jogadas por todos os jogadores numa rodada, antes da contagem dos pontos.

A palavra buque poderá ter sua origem na palavra em latim buca, significando uma pequena embarcação utilizada na coadjuvação dos galeões de pesca, ou ser a forma aportuguesada da palavra inglesa book, se referindo também a um portfólio ou dossiê.

Exemplos – com significado de portfólio:
Seu book de grávida está lindíssimo!
Seu buque de grávida está lindíssimo!

Não sei se ele aparece no meu book de casamento.
Não sei se ele aparece no meu buque de casamento.

Amanhã apresentarei meu book aos clientes.
Amanhã apresentarei meu buque aos clientes.

Exemplos – outros significados:
O book, no bridge, é a quantidade de mãos que se deve ganhar antes que se contem os pontos.
O buque auxilia o galeão na pesca de sardinhas.

Palavras relacionadas: book, buque.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também