Boiar ou aboiar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras boiar e aboiar existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras sinônimas em alguns de seus significados. Podemos utilizar os verbos boiar ou aboiar sempre que quisermos referir o ato de flutuar à tona da água. Neste sentido, há uma maior preferência pela utilização do verbo boiar, que é considerado o mais correto e socialmente aceite pelos falantes. O verbo aboiar é considerado informal, sendo utilizado numa linguagem mais simples e popular.

Exemplos – com sentido de flutuar na água:
As crianças boiavam no rio.
As crianças aboiavam no rio.

A rolha de cortiça vai ficar boiando.
A rolha de cortiça vai ficar aboiando.

Existem contudo, outros sentidos em que os verbos boiar e aboiar devem ser usados distintamente.

A palavra boiar é formada a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o sufixo verbal –ar é acrescentado ao substantivo boia: boia + -ar. Além de flutuar, boiar pode se referir ao ato de ficar indeciso, de não entender, de oscilar em movimentos repetidos, de comer a boia ou de sobrar mercadoria que não se vende, sendo sinônimo de balançar, oscilar, hesitar, titubear, vacilar, comer, alimentar-se, encalhar, entre outros. Utilizar o verbo aboiar para algum destes significados é errado.

Exemplos:
Não entendi nada e fiquei boiando na aula de alemão
Vamos boiar antes que a comida fique fria.
Você ainda não se decidiu e continua boiando entre estas duas opções?

A palavra aboiar poderá ter duas origens distintas, ambas com formação por derivação prefixal e sufixal, sendo acrescentado o prefixo a- e o sufixo verbal -ar a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Quando acrescentados ao substantivo boia (a- + boia + -ar), este verbo se refere, além do ato de flutuar, ao ato de amarrar algo a uma boia. Quando acrescentados ao substantivo boi (a- + boi + -ar), este verbo se refere ao ato de cantar à frente do gado para o orientar. Utilizar o verbo boiar para algum destes significados é errado.

Exemplos:
Serão aboiadas fitas indicadoras do limite do espaço seguro para natação em todos os rios desta região.
O peão está aboiando, tentando reunir as vacas e bois.

Palavras relacionadas: boiar, aboiar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também