Boçal ou bossal

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é boçal. A palavra bossal está errada. Devemos usar a palavra boçal, que pode ser um adjetivo ou um substantivo comum, sempre que quisermos referir uma pessoa rude, ignorante, grosseira, com pouca cultura, inteligência e sensibilidade. Esta palavra era usada para referir os escravos que chegavam de África e não falavam português.

Exemplos:

  • Sua atitude boçal não impressionará ninguém! (adjetivo)
  • Aquele boçal não sabe falar português. (substantivo)

Esta palavra poderá ter sido formada a partir da junção da palavra em latim bucceu com o sufixo nominal –al. Este sufixo, acrescentado ao latim bucceu, forma um adjetivo a partir de um substantivo. Pode transmitir uma ideia de relação, natureza e qualidade. 

Enquanto adjetivo, a palavra boçal é uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino. Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –l são adjetivos uniformes: boçal, imprescindível, pluvial, amável, azul, fiel, cordial, banal,… 

Exemplo:

  • Sua atitude boçal é inaceitável!
  • Seu comportamento boçal é inaceitável!

Enquanto substantivo comum, boçal é também um substantivo de dois gêneros (o boçal/a boçal).

Exemplos:

  • Aquele boçal está passando dos limites com sua falta de educação.
  • Aquela boçal está passando dos limites com sua falta de educação.

Palavra relacionada: boçal.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também