Blazer ou blaser

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é blazer, com z. A palavra blaser, com s, está errada. O substantivo masculino blazer se refere a um paletó desportivo, sendo sinônimo de casaco, jaqueta, paletó,... 

Exemplos:

  • Você sabia que este blazer é de grife?
  • A apresentadora usava um blazer branco com calça jeans.
  • Ele ainda não sabe se vai de terno ou só de blazer.

Blazer é um estrangeirismo, sendo uma palavra inglesa. Enquanto em alguns estrangeirismos utilizamos a palavra na sua forma original (como mouse, delivery, shopping,…), em outros utilizamos a forma aportuguesada da palavra (tal como batom, abajur, boxe,…). No caso em questão, é utilizada a palavra na sua forma original, mesma havendo uma forma aportuguesada, com base nas regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa: blêizer.

O erro na utilização da consoante z ou da consoante s no meio das palavras é comum porque a consoante s, quando entre vogais, assume o som z. Contudo, não há regras que definam quando deve ser utilizado s ou z. Essa escolha está sempre ligada à etimologia da palavra.

Palavra relacionada: blazer.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também