Bergamota ou vergamota

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar os substantivos femininos bergamota ou vergamota sempre que quisermos referir um fruto sumarento, em forma de pera, com casca fina, lisa e amarela. Significa também o óleo essencial aromático extraído da casca desse fruto, muito utilizado em perfumarias e na produção de chá. Em alguns estados do Brasil, as palavras bergamota e vergamota são utilizadas como sinônimo de tangerina, mexerica, mimosa,... A palavra bergamota é tida como a mais socialmente aceite, sendo a mais utilizada pelos falantes.

As palavras bergamota e vergamota têm sua origem na palavra em italiano bergamotta que, por sua vez, tem origem na palavra turca beg armüdi, que significa pera do príncipe.

Exemplos:
Você já experimentou chá de bergamota?
Você já experimentou chá de vergamota?

Este perfume tem óleo essencial de bergamota.
Este perfume tem óleo essencial de vergamota.

Earl Grey é um chá aromatizado com óleo essencial de bergamota.
Earl Grey é um chá aromatizado com óleo essencial de vergamota.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: bergamota, vergamota.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também