Beneficência ou beneficiência

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é beneficência. A palavra beneficiência está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino beneficência sempre que quisermos referir a disposição que algumas pessoas têm para fazer o bem, praticar caridade e ajudar os outros. Assim, beneficência é sinônimo de benevolência, filantropia, humanitarismo, bondade, benignidade, caridade, ajuda, altruísmo, benfazer, entre outros.

Exemplos:
Com este jantar de beneficência conseguiremos arrecadar dinheiro para ajudar crianças abandonadas.
Ela é uma pessoa caridosa, muito estimada por sua beneficência.

A palavra beneficência tem sua origem na palavra em latim beneficentia, sendo assim escrita com cên na quarta sílaba e não ciên: be-ne-fi-cên-ci-a. Também a palavra beneficente, cognata de beneficência, deverá ser escrita cen e não cien. Beneficência, sendo uma palavra proparoxítona, deverá ser acentuada.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de beneficência, erradamente se pronuncia a vogal i depois da primeira consoante c, transformando esta palavra numa palavra de sete sílabas, quando de fato tem apenas seis: be-ne-fi-cên-ci-a. Este mesmo erro de pronúncia também se verifica na palavra beneficente, que é erradamente pronunciada beneficiente.

Palavra relacionada: beneficência.

Publicado em
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também