Bebê ou bêbe

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é bebê. A palavra bêbe está errada, bem como bêbê. A palavra bebê indica, principalmente, uma criança recém-nascida ou com poucos meses, sendo sinônima de neném. Por extensão, refere-se também a um filhote de animal, ou seja, a uma cria. Bebê significa ainda uma forma de tratamento carinhosa, como amor, bem e carinho. 

Exemplos:

  • Minha filha está esperando um bebê!
  • Minha cachorra teve uma ninhada com cinco bebês.
  • Vamos ao cinema hoje, bebê?

Embora predomine o uso da palavra bebê no masculino (o bebê, meu bebê,...), a palavra bebê é um substantivo comum de dois gêneros, mantendo-se igual no masculino e no feminino: o bebê e a bebê.

Exemplos:

  • Você já viu o bebê da vizinha?
  • Você já viu a bebê da vizinha?

    
Fique sabendo mais!
No português europeu, a forma correta de escrita da palavra é bebé, sendo pronunciada com e aberto (é) nas duas sílabas. A pronúncia brasileira com e fechado (ê) nas duas sílabas está mais de acordo com a pronúncia da palavra original em francês.

A diferença na acentuação aberta e fechada entre o português europeu e o português do Brasil ocorre também em outras palavras como: purê e puré, caratê e caraté, crochê e croché,...

Atenção!
Não confundir bebê com beber, um verbo no infinitivo. Este erro acontece porque, numa fala corrente e descompromissada, o r final das formas verbais no infinitivo não é pronunciado (bebê em vez de beber). 

Exemplo:
Meu pai saiu para bebê ou para beber?
Substituição por outro verbo no infinitivo: saiu para passear; saiu para correr; saiu para caminhar;...
Forma correta: Meu pai saiu para beber.

Palavra relacionada: bebê.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também