Aviso ou avizo

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é aviso. A palavra avizo está errada. Devemos utilizar o substantivo comum masculino aviso sempre que quisermos referir uma comunicação, uma advertência ou uma opinião, bem como uma forma de agir com sagacidade, discrição e cautela. É sinônimo de notícia, comunicado, recado, advertência, conselho, admoestação, opinião, julgamento, parecer, sagacidade, discrição, perspicácia, cautela, cuidado, precaução, entre outros. Aviso pode ser também a forma conjugada do verbo avisar na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo.

A palavra aviso poderá ter sua origem na formação em latim ad + visu ou na palavra em francês avis, bem como ser derivada do verbo avisar que tem sua origem na palavra em latim advisare, devendo assim ser escrita com s e não com z. Também com s deverão ser escritas todas as palavras cognatas de aviso, bem como todas as formas conjugadas do verbo avisar.

Palavras da família: aviso, avisar, avisável, avisamento, avisadamente,…
Verbo avisar – Presente do indicativo:
(Eu) aviso
(Tu) avisas
(Ele) avisa
(Nós) avisamos
(Vós) avisais
(Eles) avisam

Exemplos:

  • A comunicação social emitiu um aviso sobre os cuidados que devemos ter com o excessivo calor.
  • Você já recebeu um aviso, da próxima vez será castigado!
  • Eu nunca aviso meus alunos dos dias das provas.

Palavra relacionada: aviso.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também