Ata, ah ta, ah tá ou atá

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Ata é uma gíria que surgiu num meme da Internet. Apesar de ser frequentemente utilizada, a sua escrita não está correta.

A forma mais correta de escrita dessa expressão é “Ah, está!”, indicando que algo está certo ou está bom. Apesar disso, na linguagem falada é comum a supressão do fonema inicial do verbo estar, sendo aceitável a forma “Ah, tá!”.

A expressão “Ah, tá!” pode ser usada para indicar concordância, transmitindo que se entendeu alguma coisa. Pode também ser usada com sentido irônico, para fingir que se concorda com alguma coisa que é uma bobagem ou um absurdo, bem como para encerrar rapidamente um assunto aborrecido ou desagradável.

Exemplos com “Ah, tá!”

  • Ah, tá! Já entendi! Obrigada pela ajuda!
  • Você quer que eu faça isso? Ah, tá! Vou já!
  • Ele disse que desta vez vai chegar na hora marcada? Ah, tá!

A expressão popular “Ah, tá!” é formada pela interjeição ah (que exprime espanto, admiração, surpresa, desapontamento,…) e pela forma verbal está, forma conjugada do verbo estar, com supressão do seu fonema inicial, ficando tá.

O que é ata?

Enquanto substantivo feminino, ata se refere, principalmente, a um documento, um registro escrito do que aconteceu e dos assuntos tratados numa reunião ou assembleia. Pode significar também uma fruta, sendo sinônimo de pinha e fruta-de-conde, bem como uma espécie de formiga - as saúvas.

Exemplos com ata (substantivo):

  • Você já terminou de escrever a ata da reunião de condomínio?
  • Não vou assinar essa ata porque esse assunto não foi falado na reunião.
  • Já provei ata várias vezes, mas nunca gostei.

Enquanto forma verbal, ata é a forma conjugada do verbo atar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele ata) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (ata tu). O verbo atar indica, principalmente, o ato de prender ou amarrar.

Exemplos com ata (forma verbal):

  • Esta situação não ata nem desata.
  • Ata o fio à perna da mesa, por favor.

O que é atá?

Atá é um substantivo masculino usado na expressão andar ao atá, que indica o ato de andar ao acaso, sem rumo e sem propósito definido.

Exemplos com atá:

  • Saiu de casa e andou ao atá durante horas.
  • Vamos ficar andando ao atá? Para mim já chega!

Palavras relacionadas: ata, estar, atá, ah.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também