Assobiar ou assoviar

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Podemos utilizar os verbos assobiar ou assoviar sempre que quisermos referir o ato de emitir um assobio ou assovio com a boca ou com um apito, ou seja, emitir um som agudo.

A palavra assobiar é tida como a mais correta e socialmente aceita, sendo a mais utilizada. A palavra assoviar, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que assobiar. 

Exemplos com assobiar

  • Você não sabe assobiar? 
  • O dono assobiava para chamar seu cachorro. 
  • Por favor, pare de assobiar essa música.

Exemplos com assoviar

  • Você não sabe assoviar?
  • O dono assoviava para chamar seu cachorro.
  • Por favor, pare de assoviar essa música.

Estes dois verbos se referem também ao ato de vaiar, apupar, reprovar alguma coisa com assobios ou assovios. Significa ainda o som que alguns animais emitem, semelhantes a assobios ou assovios. 

Conjugação de assobiar e assoviar

Os verbos assobiar e assoviar são formados a partir de derivação prefixal. Foi acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido. Assim, ocorreu a junção do prefixo a- à palavra em latim sibilare: a- + sibilare.

É importante compreender que todas as formas conjugadas de assobiar deverão ser escritas com b e todas as formas conjugadas de assoviar deverão ser escritas com v.

Verbo assobiar - presente do indicativo:
(Eu) assobio 
(Tu) assobias 
(Ele) assobia 
(Nós) assobiamos 
(Vós) assobiais 
(Eles) assobiam 

Verbo assoviar - presente do indicativo:
(Eu) assovio 
(Tu) assovias 
(Ele) assovia 
(Nós) assoviamos 
(Vós) assoviais 
(Eles) assoviam 

Assobiar e assoviar: formas gráficas variantes

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta, são as formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras Relacionadas: assobiar, assoviar.

Dúvidas Relacionadas