Arteriosclerose, arterosclerose ou aterosclerose

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras arteriosclerose e aterosclerose existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra arterosclerose está errada. Arteriosclerose é uma doença degenerativa da artéria, que leva ao espessamento e endurecimento de suas paredes, causada geralmente por hipertensão arterial ou pela idade avançada. Aterosclerose é uma forma de arteriosclerose, ou seja, de endurecimento de parede arterial, mas causada pela presença de placas de ateroma sobre a parede das artérias, ou seja, placas de lipídios, gorduras.

As palavras arteriosclerose e aterosclerose são formadas a partir de composição por aglutinação, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra. Em arteriosclerose, temos a junção de artério mais esclerose. Em aterosclerose, temos a junção de atero (de ateroma) mais esclerose. A palavra arteriosclerose poderá ainda ter sua origem na palavra francesa artériosclérose.

Exemplos:
Arteriosclerose:
A hipertensão arterial é a principal causa da arteriosclerose.
Arteriosclerose é um termo abrangente usado para designar doenças degenerativas das paredes arteriais.

Aterosclerose:
O aumento do nível de gordura no sangue é uma das principais causas de aterosclerose.
Proteja suas artérias da aterosclerose vigiando os níveis de colesterol e triglicerídios no sangue.

As palavras arteriosclerose e aterosclerose são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: arteriosclerose/aterosclerose, renegar/relegar, prescrever/proscrever, pousar/posar, cumprimento/comprimento, entre outras.

Palavras relacionadas: arteriosclerose, aterosclerose.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Artefato ou artefacto Arteriosclerose, arterosclerose ou ateroscleroseArtesãos ou artesões: plural de artesão