Arriar ou arrear

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras arriar e arrear existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras com significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. O verbo arriar se refere ao ato de fazer descer, de pousar numa superfície e de vergar com o peso. Pode significar também o ato de prostrar por cansaço e abatimento, de ficar sem carga, de se dar por vencido e de se apaixonar. O verbo arrear se refere ao ato de colocar arreios em cavalgadura, enfeites ou móveis. Pode significar também o ato de se gabar ou vangloriar. 

O verbo arriar poderá ter sua origem na palavra em latim arriar, devendo assim ser escrito com a letra i. Também assim são escritas todas as formas conjugas do verbo arriar. É sinônimo de descer, baixar, pousar, assentar, vergar, ceder, dobrar, desanimar, esgotar, descarregar, entregar-se, render-se, apaixonar-se, enamorar-se, entre outros.

Verbo arriar – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) arriei
(Tu) arriaste
(Ele) arriou
(Nós) arriamos
(Vós) arriastes
(Eles) arriaram

Exemplos:

  • Vou arriar as calças para ir ao banheiro.
  • Quem é o responsável por arriar a bandeira?
  • A bateria do celular vai arriar rapidinho com tantas chamadas!
  • Com este peso todo, a prateleira vai arriar!

O verbo arrear pode ter sua origem na palavra em latim arredare ou ser formado por derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido: arreio + -ar. O sufixo verbal –ar, acrescentado à palavra arreio, forma um verbo a partir de um substantivo. Assim, o verbo arrear deverá ser escrito com e, bem como todas as formas conjugas do mesmo. É sinônimo de enfeitar, ornamentar, ornar, adornar, alinhar, mobiliar, selar, aparelhar, encilhar, pavonear-se, enaltecer-se, ufanar-se, gloriar-se, entre outros.

Verbo arrear – Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) arreei
(Tu) arreaste
(Ele) arreou
(Nós) arreamos
(Vós) arreastes
(Eles) arrearam

Exemplos:

  • O peão vai arrear o cavalo.
  • Pedro vivia se arreando de ser o melhor da turma.
  • O decorador mandou arrear a sala com móveis antigos.
  • Está na hora de acabar de arrear minha filha para sua primeira comunhão.

Atenção!
Na língua portuguesa, os verbos terminados em –ear, como arrear, recear, chantagear, cear,… se escrevem com i apenas nas suas formas rizotônicas, ou seja, nas formas verbais em que a sílaba tônica está no radical da palavra. Nas restantes formas, o verbo é conjugado sem a vogal i.

Formas rizotônicas do verbo arrear (conjugadas com i):
Presente do indicativo: eu arreio, tu arreias, ele arreia, eles arreiam.
Presente do subjuntivo: que eu arreie, que tu arreies, que ele arreie, que eles arreiem.
Imperativo: arreia tu, arreie ele, arreiem eles.

As palavras arrear e arriar são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas. Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: arrear/arriar, infligir/infringir, despercebido/desapercebido, precursor/percursor, aferir/auferir, imergir/emergir, retificar/ratificar, entre outras.

Palavras relacionadas: arriar, arrear.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também