Apressado ou apreçado

Flávia Neves
Professora de Português

Apressado, com ss, é a forma correta de escrita da palavra se quisermos indicar uma pessoa que tem pressa. A palavra apreçado, com ç, também existe, mas tem um uso muito reduzido. Indica algo que recebeu preço ou valor.

Apressado: homem apressado, decisão apressada, conclusão apressada,...
Apreçado: material apreçado, mercadoria apreçada, trabalho apreçado,...

Apressado: particípio de apressar

Apressado é o particípio do verbo apressar, que indica, principalmente, o ato de tornar algo mais rápido ou de fazer com que algo se realize antes do tempo previsto.

Assim, apressado indica alguém que tem pressa ou está em grande velocidade. Pode indicar também alguém que atua de forma precipitada e irrefletida ou que está ansioso e impaciente.

Exemplos com apressado

  • Ele vive apressado, correndo de um lado para o outro.
  • Você está tendo uma reação apressada. Tenha calma!

Apressado é sinônimo de acelerado, açodado, apressurado, precipitado, irrefletido, impensado, ansioso, impaciente, afoito e sôfrego, entre outros.

Apreçado: particípio de apreçar

Apreçado é o particípio do verbo apreçar, que indica, principalmente, o ato de definir ou estimar o preço de algo. Pode indicar também o ato de sentir apreço por algo ou alguém.

Assim, apreçado indica alguém ou algo que recebeu preço ou valor ou foi alvo de apreço.

Exemplos com apreçado

  • Os artigos estão devidamente apreçados.
  • A mercadoria ainda não está apreçada.
  • O trabalho da aluna foi apreçado pela professora.

Apreçado é sinônimo de preçado, taxado, cotado, tabelado, avaliado, apreciado, prezado, considerado e estimado, entre outros.

Palavras relacionadas: apressado, apressar, apreçado, apreçar.


Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também