Aplicar a um emprego: está correto?

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

O emprego do verbo aplicar com sentido de se candidatar ou de se inscrever ainda não se encontra oficialmente registrado em nenhum dicionário ou gramática de português.

O verbo aplicar tem sido usado com sentido de se candidatar, por exemplo:

  • aplicar a um emprego;
  • aplicar para uma vaga;

Aplicar surge como um neologismo do verbo em inglês apply

Aplicar surge como um neologismo do verbo em inglês apply, mas parece haver, contudo, alguma generalização dos sentidos do verbo apply.

Segundo diversos dicionários de inglês, a expressão “apply for a job” deverá ser traduzida como “candidatar-se a um emprego”. O verbo apply com a preposição for (apply for) deverá ser, então, traduzido como candidatar-se, inscrever-se e solicitar.

Apenas o verbo apply sozinho (sem a regência de uma preposição) e o verbo apply com a preposição to (apply to) têm o verbo aplicar como tradução, apresentando sentidos já existentes no verbo em português:

  • Aplique o produto diretamente na pele. (apply)
  • Isto só se aplica a ele. (apply to)

Aplicar com o sentido de candidatar está certo ou errado?

Atualmente, o uso de aplicar como candidatar ainda não está oficializado em gramáticas e dicionários. Porém, a língua portuguesa se encontra em constante alteração, evolução e atualização.

Pode ser que, num futuro próximo, esse novo sentido para o verbo aplicar fique consagrado pelo uso… ou não, sendo apenas um modismo que passa ou um jargão de uma determinada área, como os recursos humanos.

Teremos então de esperar para saber se nos poderemos aplicar a um emprego ou se teremos de continuar apenas nos candidatando a um emprego. Até lá, o que sabemos e podemos fazer é nos aplicarmos muito no nosso emprego!

Palavra relacionada: aplicar.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também