Aparece ou apareçe

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é aparece, com c. Está errada a palavra apareçe, com ç. Aparece é a forma conjugada do verbo aparecer na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo.

Verbo aparecer - presente do indicativo:
(Eu) apareço
(Tu) apareces
(Ele) aparece
(Nós) aparecemos
(Vós) apareceis
(Eles) aparecem 

Verbo aparecer - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) aparece
(Ele) apareça
(Nós) apareçamos
(Vós) aparecei
(Eles) apareçam

O verbo aparecer indica o ato de se tornar visível, de surgir repentinamente, de se manifestar, ficando patente, de comparecer em algum lugar, de sair numa publicação e de ocorrer, passando a ser realidade.

É assim sinônimo de apresentar-se, mostrar-se, surgir, despontar, manifestar-se, revelar-se, comparecer, chegar, exibir-se, pavonear-se, publicar-se, sair, ocorrer, acontecer e suceder, entre outros. 

Exemplos com aparece

  • Você aparece sempre nos piores momentos.
  • A fotografia não aparece na tela do computador.
  • Se ele aparece aqui, eu nem sei o que eu faço!
  • Cresce e aparece, garoto!
  • Aparece agora, por favor.

Emprego do c e ç

Com base nas regras fonéticas e ortográficas do português, o ç apenas é usado com as vogais a, o, u para obtenção do som /ss/: ça, ço, çu. Nunca se escreve ç antes da vogal i e da vogal e, bastando a consoante c para ser lido o som /ss/: ce e ci.

Quase todas as formas conjugadas do verbo aparecer são escritas com c, por serem maioritariamente seguidas de e: aparece, aparecemos, aparecerei, apareceria, aparecessem,...

Há, contudo, algumas formas verbais escritas com ç por serem seguidas da vogal a ou da vogal o: apareço, apareça, apareçam, apareçamos,... A alteração de c para ç ocorre para que haja manutenção da sonoridade.

Palavra relacionada: aparecer.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também