Anti-inflacionário ou antiinflacionário

A forma correta de escrita da palavra é anti-inflacionário. A palavra antiinflacionário está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. O adjetivo anti-inflacionário se refere a alguma coisa que age contra a inflação, lutando contra o aumento excessivo dos preços.

Exemplos:

  • O governo deverá tomar medidas anti-inflacionárias imediatamente.
  • Será implementada uma política anti-inflacionária na agricultura.
  • Um ajuste anti-inflacionário será decisivo na consolidação da economia.

Anti-inflacionário é uma palavra formada a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido: anti- + inflacionário. O prefixo anti-, de origem grega, indica uma oposição, uma ação contrária, ou seja, uma ação contrária à inflação.

Segundo o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h. 
Exemplos: anti-inflacionário, anti-inflamatório, anti-imperialista, anti-higiênico, anti-herói,…

Em todas as outras situações, o prefixo é escrito junto à palavra já existente. Salienta-se que nas formações em que o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com as consoantes r ou s, estas consoantes deverão ser duplicadas.
Exemplos: anticoncepcional, antivírus, antiético, antissocial, antirrugas,…

Palavra relacionada: anti-inflacionário.

Veja também:

Antessala ou ante-sala Anti-inflacionário ou antiinflacionárioAnti-rugas ou antirrugas