Anaeróbio ou anaeróbico

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Podemos utilizar as palavras anaeróbio ou anaeróbico sempre que quisermos referir um organismo que não necessita do oxigênio presente no ar para viver ou uma atividade que se realiza sem consumo do oxigênio do ar ou com muito pouco consumo do mesmo.

As palavras anaeróbio ou anaeróbico são formadas a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o seu sentido. Assim, temos o prefixo an- mais as palavras aeróbio e aeróbico: an- + aeróbio; an- + aeróbico. O prefixo an-, de origem grega, sugere uma privação e uma negação.

Exemplos:
Exercícios anaeróbicos desenvolvem a força e o crescimento muscular.
Exercícios anaeróbios desenvolvem a força e o crescimento muscular.

Vários organismos anaeróbicos se desenvolvem na fermentação do queijo e do leite.
Vários organismos anaeróbios se desenvolvem na fermentação do queijo e do leite.

Existem, na língua portuguesa, palavras que apresentam mais do que uma grafia correta. A estas palavras chamamos formas gráficas variantes. Embora haja sempre uma forma preferida e mais utilizada pelos falantes, todas as formas são corretas.

Palavras relacionadas: anaeróbio, anaeróbico.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também