Amnésia ou aminésia

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é amnésia, sem a vogal i entre as consoantes m e n. A palavra aminésia está errada. 

O substantivo feminino amnésia se refere a uma diminuição ou perda total ou parcial da memória, que pode ser temporária ou definitiva. É sinônimo de esquecimento, ausência, olvidamento, branco, desmemória, deslembrança,…

Exemplos com amnésia

  • Não se preocupe porque é uma pequena amnésia passageira. 
  • Este paciente sofre de amnésia desde que esteve cinco dias em coma. 
  • Existem vários fatores que causam amnésia, como infecções, traumatismos, derrames,… 

Por que se escreve sem i? 

A palavra amnésia poderá ter sua origem na palavra em francês amnésie ou na palavra grega amnesía, devendo assim ser escrita sem i entre as consoantes m e n. Também a palavra amnésico, cognata de amnésia, deverá ser escrita sem i entre as consoantes m e n. 

Amnésia é uma palavra proparoxítona com quatro sílabas (am-né-si-a). O encontro das consoantes m e n é um encontro consonantal imperfeito, dado que as duas consoantes não se encontram na mesma sílaba. O m é uma consoante muda e deverá ser pronunciada sem a inclusão da vogal i. 

Aminésia: erro de ortoépia

Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. 

No caso de amnésia, existe um erro de ortoépia porque erradamente se pronuncia um i juntamente com a consoante m, que é uma consoante muda. Cria-se, assim, ilusão da palavra ter mais uma sílaba.

Palavra relacionada: amnésia.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também