Ajude eles ou ajude-os a escrever ou a escreverem

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Ajude-os a escrever é a forma correta de escrita da expressão. As expressões ajude eles a escrever, ajude eles a escreverem e ajude-os a escreverem estão erradas.

Comecemos por analisar os pronomes pessoais existentes. Existem pronomes pessoais retos que assumem a função de sujeito de uma oração e existem pronomes pessoais oblíquos que assumem a função de complemento direto ou complemento indireto. Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos (não precedidos por preposições) ou tônicos (são sempre precedidos por preposições).

Os pronomes relativos à 3ª pessoa do plural são:
Retos – eles, elas
Oblíquos átono – os, as, lhes
Oblíquos tônicos – eles, elas

Na frase em questão, não nos estamos referindo ao sujeito da ação, por isso não poderemos utilizar o pronome eles. Sendo um objeto direto, teremos que optar por um pronome pessoal oblíquo. Uma vez que não se encontra precedido por uma preposição, o correto é então utilizar o pronome pessoal oblíquo átono os.

Relativamente ao verbo no infinito pessoal ou no infinitivo impessoal, observemos as suas regras de utilização e as formas conjugadas do verbo escrever.

Verbo escrever – infinitivo impessoal: escrever

Verbo escrever – infinitivo pessoal:
(Eu) escrever
(Tu) escreveres
(Ele) escrever
(Nós) escrevermos
(Vós) escreverdes
(Eles) escreverem

O infinitivo pessoal deverá ser usado: sempre que há um sujeito definido, quando se quiser definir o sujeito, quando o sujeito da segunda oração for diferente e para indicar uma ação recíproca.

O infinitivo impessoal deverá ser usado: quando não houver um sujeito definido, quando o verbo tiver regência de uma preposição, com sentido imperativo, quando o sujeito da segunda oração for igual, em locuções verbais e com alguns verbos que não formam locução verbal (ver, sentir, mandar,…).

O verbo ajudar é regido pela preposição em e pela preposição a. Deverá ser utilizado o infinitivo impessoal, cumprindo assim as regras do português: verbo ajudar + preposição a + verbo no infinitivo impessoal.

Exemplos:
Ajude-os a escrever o texto.
Ajude-as a coser as saias.

Palavras relacionadas: os, escrever.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também