Afiliado ou afilhado

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras afiliado e afilhado existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Afiliado se refere a alguém ou algo que se afiliou, ou seja, que passou a ser membro de uma associação, de um partido, de um grêmio, de uma sociedade,… Afilhado se refere a uma pessoa que tem madrinha e padrinho de batismo, recebendo proteção como se fosse um filho. Significa também uma pessoa favorecida, beneficiada, preferida. É pejorativamente utilizada para indicar o filho de um padre.

Afiliado é o particípio do verbo afiliar, que é formado a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente. Neste caso temos o prefixo a- mais o verbo filiar. Este tem sua origem na palavra em latim filiare. Afiliado é sinônimo de filiado, palavra que poderá ser igualmente utilizada.

Exemplos:
Meu pai continua afiliado nesta associação.
Quais são os países afiliados à ONU?
Embora concorde com alguns princípios, não sou afiliada a este partido.

Afilhado poderá ter sua origem na palavra em latim ad-filiatus, que significa adotado como um filho, ou ser formada a partir de derivação prefixal e sufixal, onde são acrescentados um prefixo e um sufixo a uma palavra já existente. Neste caso temo o prefixo a-, mais o substantivo filho, mais o sufixo –ado: a+filho+ado. O prefixo a-, quando de origem latina, poderá significar uma aproximação, a realização de um movimento para mais perto, mais junto. O sufixo nominal –ado sugere a qualidade ou o estado de alguma coisa.

Exemplos:
O padrinho deu um presente ao seu afilhado.
Amanhã se comemora o batizado da minha afilhada.
Este cargo não será seu, existem muitos afilhados aqui nesta empresa.

As palavras afiliado e afilhado são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras parônimas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras parônimas: afiliado/afilhado, discriminar/descriminar, retificar/ratificar, cumprimento/comprimento, entre outras.

Palavras relacionadas: afiliado, afilhado.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também