Advogado, adivogado ou adevogado

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é advogado. As palavras adivogado ou adevogado estão erradas. O d é uma consoante muda e deverá ser pronunciada sem a inclusão da vogal i ou da vogal e.

O substantivo masculino advogado se refere a uma pessoa formada em ciências jurídicas, que presta assistência profissional, defendendo, acusando, argumentando, intercedendo, mediando.

Exemplos com advogado

  • Estou precisando urgentemente de um advogado de divórcio.
  • Meu filho quer ser advogado como seu pai.
  • Para que não haja mais discussão, esse assunto será inteiramente resolvido pelos advogados.

Formação da palavra advogado

A palavra advogado tem sua origem na palavra em latim advocatus, devendo assim ser escrita sem i ou e entre as consoantes d e v.

O encontro das consoantes d e v é um encontro consonantal imperfeito, dado que as duas consoantes não se encontram na mesma sílaba. Advogado é uma palavra com quatro sílabas: ad-vo-ga-do.

Adevogado e advogado: erro de ortoépia

A pronúncia de adevogado ou adivogado é um erro comum no português do Brasil.

É considerado um erro de ortoépia, ou seja, um erro na correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Erradamente se pronuncia um i ou um e juntamente com a consoante d na palavra advogado.

Advogado: verbo advogar

A palavra advogado pode ser também o particípio do verbo advogar, que se refere ao ato de exercer advocacia, ou seja, defender, assistir, argumentar, mediar,…

Exemplos com advogado (particípio):

  • Ninguém tem advogado em minha defesa!
  • Eu teria advogado pelos interesses do seu cliente se você tivesse pedido.

Palavra relacionada: advogado.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

Advogacia ou advocacia Advogado, adivogado ou adevogadoAeróbio ou aeróbico