Adivinhar ou advinhar

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é adivinhar. A palavra advinhar está errada. Devemos utilizar o verbo adivinhar sempre que quisermos referir o ato de descobrir, interpretar, decifrar e desvendar alguma situação. Este verbo é muito utilizado para indicar o ato de prever o futuro, sendo também sinônimo de pressagiar, predizer, prognosticar. Refere-se ainda ao ato de descobrir por mero acaso ou suposição, significando o ato de supor, conjecturar, presumir, calcular.

Exemplos:
A vidente tenta adivinhar o futuro.
Vocês não adivinham o que me aconteceu hoje!
Vou contar uma charada para você adivinhar.

A palavra adivinhar tem sua origem na palavra em latim divinare, através do latim vulgar addivinare, devendo assim ser escrita com i depois da consoante d, formando assim a sílaba di. Também com i entre as consoantes d e v deverão ser escritas todas as palavras da família de adivinhar, bem como todas as formas conjugadas desse verbo.

Exemplos:
Palavras da mesma família: adivinhar, adivinha, adivinhação, adivinhável, adivinhamento,...
Verbo adivinhar – Presente do indicativo:
(Eu) adivinho
(Tu) adivinhas
(Ele) adivinha
(Nós) adivinhamos
(Vós) adivinhais
(Eles) adivinham

Na palavra errada advinhar ocorre um fenômeno de hipercorreção linguística. Existem palavras parecidas com adivinhar que são compostas por uma consoante muda, como advogado, advento, advérbio, advertir,... e são erradamente pronunciadas e escritas com vogais ao lado da consoante muda, como adivogado, adivento, adivérbio, adivertir. Os falantes, tendo conhecimento desses erros, aplicam a regra indevidamente e acabam por corrigir o que não está errado, ou seja, retiram a vogal i da palavra adivinhar quando esta é a forma correta de escrita deste verbo.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de adivinhar, erradamente se se pronuncia um i juntamente com a consoante d. Adivinhar é uma palavra com quatro sílabas (a-di-vi-nhar).

Palavra relacionada: adivinhar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também