Acima ou a cima

A palavra acima e a expressão a cima existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. 

Acima significa em posição superior, mais elevada. A cima estabelece uma relação com a expressão de baixo, tendo o mesmo significado que para cima: de baixo a cima.

Acima: advérbio de lugar

Acima, escrito junto, é um advérbio com significado de: em posição superior, em lugar mais elevado, em situação de maior importância, em posição precedente,… A palavra acima também é usada como interjeição que expressa estímulo e incitação, como: Acima! Avante! 

Exemplos com acima

  • O que você está pedindo está acima das minhas capacidades.
  • Eu quero, acima de tudo, ser feliz com você.
  • Veja o exemplo acima e tente entender o que você tem que fazer.
  • Acima! Acima! Vamos conseguir!

Acima é uma palavra formada a partir de composição por justaposição, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra: a + cima.

A cima: sinônimo de para cima

A expressão a cima, escrita separada, é formada pela preposição a e pelo substantivo cima, que significa alto, cimo, topo, cume, cimeira. É uma palavra utilizada quase sempre em locuções, como: em cima de, por cima de, para cima de,... 

Na expressão a cima, estabelece uma relação com a expressão de baixo, tendo o mesmo significado que para cima: de baixo a cima, de baixo para cima.

Exemplos com a cima

  • Ele olhou o prédio de baixo a cima e decidiu entrar.
  • Em sua bicicleta, subiu o morro de baixo a cima.

Aprenda bem rápido a diferença entre acima e a cima com mais um vídeo:

Palavras relacionadas: acima, cima.

Outras dúvidas

Veja também