Aborígine ou aborígene

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra aborígine é a forma mais utilizada no português do Brasil enquanto a palavra aborígene é a forma mais utilizada no português de Portugal. Referem-se a alguém ou alguma coisa que é originária do país onde se vive. Significa também os primeiros povos de uma região, os seus habitantes primitivos.

As palavras aborígine e aborígene têm sua origem na palavra em latim aborigine, devendo assim ser escritas com i na última sílaba, embora a forma com e seja igualmente aceitável e correta. Pode ser um adjetivo uniforme ou um substantivo masculino plural.

Exemplos:
Estamos tentando proteger esta tribo aborígine do consumismo.
Os aborígines australianos são os habitantes primitivos daquele país.
Hoje vamos comemorar o dia do aborígine brasileiro.

Aborígine é um adjetivo uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a planta aborígine/o vegetal aborígine).

Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: aborígine, agravante, ciente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

Palavras relacionadas: aborígine, aborígene.

Outras dúvidas

Veja também