À vista, a vista ou avista

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As três formas estão corretas e existem na língua portuguesa. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes.

À vista, com acento indicador de crase, é uma expressão sinônima de: diante dos olhos, na presença, perante e de imediato, sendo muito utilizada para referir um pagamento total feito no ato da compra.

A vista, sem acento indicador de crase, é simplesmente a junção do artigo definido a com o substantivo feminino vista.

Avista é a forma do verbo avistar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo. Avistar se refere, principalmente, ao ato de alcançar com a vista e de conseguir ver ao longe.

Quando usar à vista?

À vista, com acento indicador de crase, é uma expressão que indica algo que está ao alcance da vista, na presença de alguém ou que é pago no ato da compra.

Embora alguns teóricos da língua afirmem que não ocorre crase nesta expressão, o acento grave é utilizado para que haja clareza na leitura da oração, não havendo ambiguidade com a vista, indicando o substantivo feminino relativo à visão.

Exemplos com à vista:

  • Terra à vista.
  • Farei o pagamento à vista.

Uso do acento grave para desambiguação

A utilização do acento grave como fator de transmissão de clareza na leitura ocorre em diversas expressões de modo ou circunstância:

  • lavar a mão na pia / lavar à mão a roupa delicada;
  • pôs a venda nos olhos / pôs à venda o carro;
  • trancou a chave na gaveta / trancou à chave a porta;

Quando usar a vista?

A vista é simplesmente a junção do artigo definido a com o substantivo feminino vista, que pode significar o sentido ou órgão da visão, bem como o ato de ver ou a paisagem. Pode significar ainda uma opinião sobre um assunto e o aspecto de alguma coisa, entre outros.

Exemplos com a vista:

  • A vista de minha avó será operada amanhã.
  • A vista do quarto do hotel é maravilhosa.

Quando usar avista?

Avista é a forma do verbo avistar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo.

Verbo avistar – Presente do indicativo:
(Eu) avisto
(Tu) avistas
(Ele) avista
(Nós) avistamos
(Vós) avistais
(Eles) avistam

Verbo avistar – Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) avista
(Ele) aviste
(Nós) avistemos
(Vós) avistai
(Eles) avistem

Avistar se refere ao ato de alcançar com a vista, de ver ao longe, de se defrontar com algo, de ter um pressentimento e de ter reunião ou encontro, sendo sinônimo de ver, olhar, enxergar, distinguir, descortinar, divisar, deparar, defrontar-se, pressentir, perceber, reunir-se, entre outros.

Exemplos com avista:

  • De sua cobertura, ela avista toda a praia de Copacabana.
  • O meteorologista avista os primeiros sinais de mau tempo.

O verbo avistar é formado por derivação prefixal e sufixal, sendo acrescentado o prefixo a- e o sufixo verbal –ar à palavra vista: a- + vista + -ar. O prefixo a-, quando de origem latina, pode significar afastamento, separação ou uma aproximação, a realização de um movimento para mais perto, mais junto. O sufixo verbal –ar forma um verbo a partir de um substantivo.

Aprenda de forma simples e divertida com o nosso vídeo:

Palavras relacionadas: vista, avistar.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

À venda ou a venda À vista, a vista ou avistaA você ou à você