A poeta ou a poetisa

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta do feminino da palavra poeta é poetisa. Sempre que quisermos referir uma mulher que escreve poesia, devemos utilizar o substantivo comum feminino poetisa.

A palavra poetisa é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso temos a palavra poeta mais o sufixo –isa. O sufixo nominal –isa transmite uma ideia de feminino, como poetisa, profetisa, pitonisa, diaconisa,…

Esta dúvida surge porque atualmente o substantivo poetisa tem, para alguns, um sentido pejorativo. Assim, atualmente as escritoras se intitulam poetas e não poetisas, afirmando uma maior dignidade e qualidade de trabalho em poeta. Contudo, não é uma forma oficial para o feminino de poeta, que apareça em gramáticas e dicionários. Neste sentido, a palavra poeta se apresenta como sendo um substantivo de dois gêneros, ou seja, o poeta e a poeta. Apenas o uso e o tempo poderão definir o feminino de poeta como sendo a poeta.

Exemplos:
Que bonita poesia desta grande poetisa.
Que bonita poesia desta grande poeta.

A poetisa leu a estrofe e todos aplaudiram.
A poeta leu a estrofe e todos aplaudiram.

Palavra relacionada: poetisa.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também