A personagem ou o personagem

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas palavras são corretas. A palavra personagem pode ser um substantivo feminino ou um substantivo masculino e se refere a uma pessoa importante, a um protagonista, a uma figura dramática.

A palavra personagem tem sua origem na palavra francesa personage, que por sua vez tem sua origem na palavra em latim persona.

Normalmente, na língua portuguesa, os substantivos acabados em –agem são femininos: barragem, tatuagem, garagem, passagem, viagem… Assim, a palavra personagem se apresenta como sendo um substantivo sobrecomum feminino.

Exemplos:
A cozinheira é a personagem principal daquela história.
O cozinheiro é a personagem principal daquela história.

Talvez por influência da regra do francês em que as palavras terminadas em –age são masculinas, a palavra personagem sofreu evolução na língua portuguesa, se apresentando também como um substantivo sobrecomum masculino.

Exemplos:
O cozinheiro é o personagem principal daquela história.
A cozinheira é o personagem principal daquela história.

Substantivos sobrecomuns são os que apresentam um só gênero para o masculino e o feminino, como: a criança, a pessoa, o indivíduo,…

Por fim, muitos dicionários consideram personagem um substantivo de dois géneros porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino. Esta evolução poderá ter ocorrido devido à tendência natural da língua portuguesa para distinguir o masculino do feminino.

Exemplos:
O cozinheiro é o personagem principal daquela história.
A cozinheira é a personagem principal daquela história.

Palavra relacionada: personagem.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também

A pedido ou à pedido A personagem ou o personagemA pesar ou apesar