A omelete ou o omelete

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Não existe consenso acerca do gênero da palavra omelete. Alguns dicionários afirmam ser um substantivo feminino, enquanto outros, como o vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, afirmam ser um substantivo comum de dois gêneros. Tanto a forma no feminino como a forma no masculino são muito utilizadas pelos falantes da língua. Omelete se refere a uma fritada de ovos batidos, dobrada em forma de envelope ou ao meio, podendo ser recheada com queijo, presunto, legumes, frango, atum,… É sinônima de omeleta, fritada e tortilha.

Exemplos:

  • Minha avó faz uma omelete de queijo e presunto deliciosa.
  • Minha avó faz um omelete de queijo e presunto delicioso.
  • Você quer experimentar minha omelete de legumes?
  • Você quer experimentar meu omelete de legumes?

A palavra omelete tem sua origem na palavra em francês omelette. As palavras de origem francesa terminadas em –ette assumiram no português as terminações –ete ou –eta, como omelete e omeleta; maquete e maqueta; raquete e raqueta; … 

Curiosamente, todos os dicionários afirmam de forma unânime que a palavra omeleta, forma variante da palavra omelete, é um substantivo feminino. Embora correta, esta palavra é, contudo, pouco utilizada pelos falantes da língua.

Exemplos:

  • Minha avó faz uma omeleta de queijo e presunto deliciosa.
  • Você quer experimentar minha omeleta de legumes?

Palavra relacionada: omelete.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

À noite ou de noite A omelete ou o omeleteA par ou ao par