A mascote ou o mascote

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é a mascote, porque a palavra mascote é um substantivo feminino. Dizer o mascote está errado. Devemos utilizar a palavra mascote sempre que quisermos referir uma pessoal, animal ou objeto que traz sorte, sendo sinônimo de amuleto e talismã. Mascote se refere também a um animal de estimação ou a uma planta trepadeira com flores vermelhas, nativa da Amazônia. 

Exemplos:

  • O tatu-bola Fuleco é a mascote da Copa do Mundo 2014.
  • Estamos procurando uma mascote para nosso time.

A dúvida acerca do gênero da palavra mascote surge visto a palavra terminar na vogal e, não havendo vogal que marque o feminino (a) ou o masculino (o). Existem, no português, muitas palavras terminadas em –e que apresentam a mesma forma no masculino e no feminino, como o cliente/a cliente, o agente/a agente, o estudante/a estudante,… Contudo, esta regra não se aplica à palavra mascote, nem a muitas outras palavras da língua portuguesa, que têm um gênero definido: a alface, o doce, a face, o lance,…

Fique sabendo mais!
A palavra mascote tem sua origem na palavra em francês mascotte.

Atenção!
A maioria dos dicionários, inclusivamente o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, afirma que a palavra mascote é um substantivo feminino. Contudo, o dicionário Aulete afirma ser um substantivo de dois gêneros. Apesar disso, essa classificação ainda não é comumente aceita, sendo considerado erro a utilização da palavra mascote no masculino.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também