A lotação ou o lotação

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As duas formas estão corretas. A palavra lotação, enquanto substantivo feminino, se refere principalmente à capacidade máxima de pessoas que um recinto pode comportar. Pode se referir também ao ato de lotar, ao cálculo da capacidade de carga de um meio de transporte, a um orçamento ou cálculo e à mistura de vinhos de qualidades diferentes. Enquanto substantivo masculino, lotação se refere a um meio de transporte coletivo, sinônimo de autolotação e micro-ônibus. Contudo, os dicionários não são unânimes neste ponto, defendendo que também se deve usar o feminino para designar o meio de transporte.

Lotação é uma palavra formada a partir de derivação sufixal, onde é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, o sufixo -ção é acrescentado ao verbo lotar: lotar + -ção. O sufixo –ção é um sufixo nominal que se junta a um verbo para dar origem a um substantivo. Sugere a ação ou o resultado da própria ação.
 
Exemplos – a lotação:

  • Será que a lotação do teatro já está esgotada?
  • Com a crise econômica, haverá um decréscimo na lotação dos hotéis.
  • Qual é a lotação deste navio?

Exemplos – o lotação ou a lotação:

  • Os passageiros seguiam no lotação.
  • Os passageiros seguiam na lotação.

Palavra relacionada: lotação.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas