A chefe ou a chefa

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras chefe e chefa existem na língua portuguesa e estão corretas. O feminino de chefe pode ser a chefe ou a chefa. A forma a chefe é a mais tradicional e antiga forma de construção do feminino, sendo considerada a mais correta e socialmente aceita. A forma a chefa é uma maneira mais atual de formação do feminino, sendo ainda utilizada apenas numa linguagem informal.

Podemos dizer:
A chefe quer que o trabalho seja feito ainda hoje.
ou
A chefa quer que o trabalho seja feito ainda hoje.

A palavra chefe tem sua origem tem sua origem na palavra em francês chef e é um substantivo de dois gêneros, apresentando sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino: o chefe/a chefe. É sinônima de líder, comandante, cabeça, mestre, superior, dirigente, autoridade, diretor, patrão, entre outros.

É de notar que a palavra chefe é ainda uma palavra maioritariamente utilizada no masculino por se referir a uma profissão exercida durante muitos anos apenas por homens. Atualmente, devido ao aumento de mulheres na profissão, surgiu a necessidade de esclarecer a forma correta de nos referirmos aos chefes no feminino.

Exemplos:
Ela, finalmente, conseguiu ascender em sua carreira e ser nomeada a chefe do departamento.
Ela, finalmente, conseguiu ascender em sua carreira e ser nomeada a chefa do departamento.

Este assunto será decidido apenas pela chefe.
Este assunto será decidido apenas pela chefa.

Normalmente, na língua portuguesa, os substantivos acabados em –e são uniformes, ou seja, assumem a mesma forma no feminino e no masculino. Contudo, em alguns casos, a terminação –e no masculino pode passar também a –a no feminino, permitindo que haja duas formas femininas da palavra, como é o caso de chefe/chefa, presidente/presidenta, governante/governanta, parente/parenta, infante/infanta, elefante/elefanta, mestre/mestra, monge/monja, gigante/giganta.

É de referir que algumas destas formas, embora corretas, são pouco usadas correntemente.

Palavras relacionadas: chefe, chefa.


Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Outras dúvidas

Veja também