Visita ou vizita

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

A forma correta de escrita da palavra é visita. A palavra vizita está errada. Devemos utilizar o substantivo feminino visita sempre que quisermos referir uma ida a algum lugar, bem como a pessoa que vai a um lugar, ou seja, o visitante. Pode indicar também a ida de um médico à casa de um paciente, bem como qualquer comparecimento que vise examinar ou inspecionar alguém ou alguma coisa. Popularmente, a palavra visita é ainda utilizada como sinônimo de menstruação. Por fim, refere-se também a um tipo de inseto, também chamado de serra-pau ou toca-viola. Visita pode ser também a forma do verbo visitar conjugada na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo.

A palavra visita pode ter sua origem na palavra em francês visite ou ser formada por derivação regressiva do verbo visitar, ou seja, não por acréscimo, mas sim por subtração do sufixo verbal –ar. O verbo visitar tem sua origem na palavra em latim visitare. Assim, a palavra visita deve ser escrita com s, bem como todas as palavras cognatas de visita e todas as formas conjugadas do verbo visitar.     

Palavras da mesma família: visita, visitar, visitante, visitador, visitação,…

Verbo visitar – Presente do indicativo:
(Eu) visito
(Tu) visitas
(Ele) visita
(Nós) visitamos
(Vós) visitais
(Eles) visitam

Verbo visitar – imperativo:
(Eu) ---
(Tu) visita
(Ele) visite
(Nós) visitemos
(Vós) visitai
(Eles) visitem

Exemplos:

  • Mês passado fiz uma visita a uma amiga de infância. (substantivo)
  • A visita é cansativa e nunca mais se vai embora. (substantivo)
  • Após a visita do médico, ficaram todos mais tranquilos sobre meu estado de saúde. (substantivo)
  • Pedro visita Inês todos os dias. (verbo)
  • Estou mandando! Visita tua avó esta semana. (verbo)

Fique sabendo mais!
O erro na utilização da consoante s ou da consoante z no meio das palavras é comum porque a consoante s, quando entre vogais, assume o som z. Contudo, não há regras que definam quando deve ser utilizado s ou z. Essa escolha está sempre ligada à etimologia da palavra. 

  • Palavras com s intervocálico que assume o som z: visita, pesquisa, desenho, análise, casa, mesa,...
  • Palavras com z intervocálico que mantém o som z: baliza, deslize, utilizar, suavizar, fertilizar, ...
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também