Viajem ou viagem

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra viagem é um substantivo comum, sinônimo de jornada e deslocamento. Viajem é a forma do verbo viajar conjugada na 3.ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do plural do imperativo. Viajar se refere, principalmente, ao ato de se deslocar, passear, transitar, visitar.

Assim, se estamos falando de uma jornada, de um passeio para um determinado lugar, de um deslocamento de alguém de um ponto mais próximo para um ponto mais distante, devemos utilizar o substantivo comum viagem. Esta palavra pode ser ainda uma gíria que significa uma experiência de alterações sensoriais provocadas por substâncias alucinógenas. Viagem tem sua origem no provençal viatge, pelo latim viaticu. Deve ser escrita com g por causa de uma regra da língua portuguesa que afirma que os substantivos terminados em –agem, - igem, -ugem são escritos com g: viagem, passagem, imagem, origem, vertigem, ferrugem, penugem.

Exemplos:

  • A minha viagem pelas capitais do nordeste brasileiro foi maravilhosa.
  • Boa viagem!
  • Ele fará três dias de viagem até chegar ao seu destino.
  • Muito cuidado com as viagens provocadas pelas drogas.


Se estivermos falando do verbo viajar conjugado na 3.ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do plural do imperativo, devemos utilizar viajem. O verbo viajar é formado a partir do substantivo viagem mais o sufixo verbal –ar, sendo escrito com j para manter a sonoridade. Viajar se refere ao ato de se deslocar de um lugar para outro, de percorrer caminhos, de visitar países e cidades. Pode significar também o ato de ter alucinações, delirar, sonhar, imaginar.

Conforme as regras ortográficas da língua portuguesa, devemos escrever com j todas as formas verbais dos verbos terminados em –jar: viajar (viajo, viajas, viaja, viajamos,…), trajar (trajarei, trajarás, trajará, trajaremos,…), arranjar (arranjava, arranjavas, arranjava, arranjávamos,…).

Presente do subjuntivo:
(Que eu) viaje
(Que tu) viajes
(Que ele) viaje
(Que nós) viajemos
(Que vós) viajeis
(Que eles) viajem

Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) viaja
(Ele) viaje
(Nós) viajemos
(Vós) viajai
(Eles) viajem

Exemplos:

  • Não viajem hoje! (3.ª pessoa do plural do imperativo negativo)
  • Viajem amanhã! (3.ª pessoa do plural do imperativo afirmativo)
  • É necessário que eles viajem muito no novo trabalho. (3.ª pessoa do plural do presente do subjuntivo)
Palavras Relacionadas: viagem, viajar

Dúvidas Relacionadas

« Viajei ou viagei « Viajem ou viagem » Vicissitudes ou vicicitudes »