Velinha ou velhinha

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

As palavras velinha e velhinha existem na língua portuguesa e estão corretas. Estas duas palavras, muito usadas em piadas e trocadilhos, ainda causam confusão a alguns falantes da língua. Ambas se encontram no grau diminutivo. Velinha é diminutivo de vela e velhinha é diminutivo de velha.

Exemplos:

  • O bolo tem cinco velas.
  • O bolo tem cinco velinhas.
  • Minha avó já está muito velha.
  • Minha avó já está muito velhinha.

As palavras velinha e velinha são formadas a partir de derivação sufixal, sendo acrescentado o sufixo nominal diminutivo –inha a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. O grau diminutivo dos substantivos indica diminuição, pequenez. Pode também transmitir uma ideia de carinho, com grande valor afetivo, ou uma ideia de menosprezo, de troça.

A palavra vela pode ter sua origem na palavra em latim vela ou ser formada por derivação regressiva do verbo velar. Pode significar uma peça de cera usada para iluminar, um tecido usado para impulsionar as embarcações com a força do vento ou qualquer embarcação movida por esse sistema. Refere-se ainda a uma vigília, a uma pessoa em vigília ou a uma peça usada para filtrar líquidos.

A palavra velha é a forma feminina da palavra velho, que tem sua origem na palavra em latim vetulu. Refere-se a uma senhora de muita idade ou a alguma coisa que já existe há muito tempo, estando gasta pelo uso ou ultrapassada. Em linguagem familiar e popular pode significar a mãe da família ou a morte.

Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Veja também