Umbigo, embigo ou imbigo

As palavras umbigo e embigo estão corretas e existem na língua portuguesa. A palavra imbigo está errada. Umbigo é a forma mais correta e socialmente aceita da palavra, devendo ser privilegiada a sua utilização. A palavra embigo é uma forma popular da palavra umbigo, devendo apenas ser utilizada em contextos informais. Assim, devemos utilizar o substantivo masculino umbigo sempre que quisermos referir a cicatriz resultante do corte do cordão umbilical, bem como qualquer tipo de forma de relevo ou de saliência nas cascas das frutas que tenham um formato semelhante ao umbigo humano, sendo sinônimo de protuberância, saliência, abatimento, concavidade e depressão. Pode se referir ainda a um ponto central, nuclear.

Exemplos:
O umbigo do bebê cicatrizou rapidamente.
Cientistas investigam a temperatura do umbigo da Terra.
Ela passou o dedo pelo umbigo da laranja antes de descascar a fruta.

A palavra umbigo tem sua origem na palavra em latim umbilicu, sendo assim escrita com u na primeira sílaba: um-bi-go. Também as palavras umbilical, umbilicado e umbigueira, cognatas de umbigo, deverão ser escritas com u inicial.

Fique sabendo mais!
Existe uma parte da fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais. Chama-se ortoépia. No caso de umbigo, erradamente se pronuncia a vogal i como vogal inicial em vez da vogal u.

Palavra Relacionada: umbigo.

Dúvidas Relacionadas

« Um dó ou uma dó « Umbigo, embigo ou imbigo » Unanimamente ou unanimemente »