Último ou ultimo

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A palavra último pode ser um substantivo masculino ou um adjetivo, com significado de derradeiro, ou seja, de quem ou o que vem no final, depois de todos os outros. Pode se referir também a algo decisivo, inferior, moderno, precedente e superior. A palavra ultimo é a forma do verbo ultimar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu ultimo. Ultimar é sinônimo de finalizar, concluir, terminar e fechar. A pronúncia das duas palavras é diferente. Em último (úl-ti-mo) a sílaba tônica é o úl, sendo uma palavra proparoxítona e em ultimo (ul-ti-mo) a sílaba tônica é o ti, sendo uma palavra paroxítona.

A palavra último tem sua origem na palavra em latim ultimus, sendo sinônima de derradeiro, final, extremo, definitivo, decisivo, inferior, menor, baixo e reles, bem como de recente, moderno, atual, antecedente, superior, supremo e máximo.

Exemplos:

  • Aquele atleta chegou em último lugar na maratona.
  • Os últimos serão os primeiros.
  • Os últimos estudos revelam o fraco nível de alfabetização da população.


O verbo ultimar tem sua origem na palavra em latim ultimare e se refere principalmente ao ato de finalizar, de pôr fim a alguma coisa, ou seja, findar, completar, terminar e acabar. Pode significar também o ato de fechar um negócio, ou seja, ajustar, realizar ou combinar um negócio.

Verbo ultimar - Presente do indicativo:
(Eu) ultimo
(Tu) ultimas
(Ele) ultima
(Nós) ultimamos
(Vós) ultimais
(Eles) ultimam

Exemplos:

  • É hoje que ultimo o livro que estou a ler.
  • Mais duas horas e ultimo meu trabalho.
  • Foi ultimada a venda do apartamento.


Fique sabendo mais!
As palavras último e ultimar são cognatas, pertencendo à mesma família de palavras, bem como ultimado, ultimato, ultimamente, ultimação, ultimador,…

Palavras Relacionadas: último, ultimar.

Dúvidas Relacionadas

« Tudo bem ou tudo bom « Último ou ultimo » Um agravante ou uma agravante »