Trouxe ou trousse

As duas palavras existem no português e estão corretas. Contudo, são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Trouxe é a forma do verbo trazer conjugada na 1ª ou 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Trazer se refere, principalmente, ao ato de levar, transportar para perto de quem fala. A palavra trousse, sinônimo de trussa, se refere a uns calções usados por atores. Esta palavra significa ainda um pequeno estojo de cosmética.

Trouxe é a forma do verbo trazer conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Trazer se refere, principalmente, ao ato de levar, transportar para perto de quem fala. Refere-se também ao ato de causar, ocasionar e originar, bem como o ato de conduzir, encaminhar, guiar. Significa ainda o ato de ter, usar, portar, bem como o ato de atrair, chamar, fazer vir. A dúvida surge porque o x no verbo trouxe deverá ser pronunciado com som de s.

Exemplos:
Ontem, minha prima trouxe um delicioso bolo de chocolate para sobremesa.
O Novo Acordo Ortográfico não trouxe qualquer alteração a esta regra.
Eu trouxe um casaco porque acho que vai esfriar.

O verbo trazer tem sua origem na palavra em latim trahere e é um verbo irregular, ou seja, não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado.

Pretérito perfeito do indicativo:
(Eu) trouxe
(Tu) trouxeste
(Ele) trouxe
(Nós) trouxemos
(Vós) trouxestes
(Eles) trouxeram

Outros tempos verbais do verbo trazer são também escritos com x:
Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eu trouxera, tu trouxeras, ele trouxera,…
Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu trouxesse, se tu trouxesses, se ele trouxesse,…
Futuro do subjuntivo: quando eu trouxer, quando tu trouxeres, quando ele trouxer,…

Atenção!
Verificam-se erros frequentes na escrita e na pronúncia da palavra trouxe. Além do x ser pronunciado como s, o ditongo ou deverá ser bem pronunciado. A pronúncia truxe, que transforma o ditongo ou num u, está errada.

A palavra trousse tem sua origem na palavra em francês trousse, sendo um estrangeirismo. É um substantivo feminino e se refere a uma trussa ou trusse, ou seja, uns calções curtos e bufantes, usados por atores por cima das calças de meia. Significa também um pequeno estojo usado pelas mulheres para guardar pó de arroz e outros cosméticos. É uma palavra com pouco uso.

Exemplos:
Você viu minha trousse? Estou precisando retocar o batom.
As trousses daquele ator são curtas e coloridas.

Palavras Relacionadas: trazer, trousse.

Dúvidas Relacionadas

« Trouxe ou trouce « Trouxe ou trousse » Tudo bem ou tudo bom »