Terçol ou tersol

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra terçol se refere a uma inflamação nas pálpebras. A palavra tersol é pouco utilizada e se refere a uma toalha limpa usada pelos sacerdotes na missa.

O substantivo comum masculino terçol tem uma origem incerta e controversa. Refere-se a uma pequena inflamação nas pálpebras. Existem outras palavras que podem ser utilizadas com o mesmo significado, como: hordéolo, terçolho, terçogo.

Exemplos:
Tenho um terçol no olho direito.
Não esfregue o terçol porque o olho é muito sensível.

O substantivo comum masculino tersol poderá ter sua origem no adjetivo terso e se refere à toalha da igreja onde o sacerdote limpa as mãos. O adjetivo terso tem sua origem na palavra em latim tersus e se refere a alguém ou alguma coisa limpa, pura, lustrosa.

Exemplo:
O sacerdote limpou suas mãos no tersol.

As palavras tersol e terçol apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas seus significados e escritas são diferentes. A este tipo de palavras chamamos palavras homófonas.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras homófonas: tersol/terçol, cela/sela, extrato/estrato, acento/assento, conserto/concerto, sinto/cinto, cozer/coser,…

Palavras Relacionadas: terçol, tersol

Dúvidas Relacionadas