Serão ou seram

A forma correta de escrita da palavra é serão. A palavra seram está errada. A palavra serão é a forma conjugada do verbo ser na 3.ª pessoa do plural do futuro do presente do indicativo. Pode ser também um substantivo comum masculino, se referindo a um trabalho noturno ou a um sarau.

O verbo ser tem sua origem na palavra em latim sedere. É um verbo muito utilizado pelos falantes e possui uma grande variedade de significados, podendo significar o ato de estar, constituir, acontecer, referir-se, pertencer, descender, entre outros.

O verbo ser é um verbo irregular, ou seja, não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, possuindo alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado. Contudo, neste caso, segue a regra das terminações dos verbos no futuro do presente do indicativo.

Terminações dos verbos no futuro do presente do Indicativo:
(Eu) radical + -ei
(Tu) radical + -ás
(Ele) radical + -á
(Nós) radical + -emos
(Vós) radical + -eis
(Eles) radical + -ão

Verbo ser – Futuro do presente do indicativo:
(Eu) serei
(Tu) serás
(Ele) será
(Nós) seremos
(Vós) sereis
(Eles) serão

Exemplos:

  • Eles serão os melhores alunos da turma.
  • Todos serão pagos pelo trabalho que fizeram.
  • Eles não serão crianças para sempre!

O substantivo serão tem sua origem na palavra em latim seranum e se refere a um trabalho noturno feito em horário extraordinário, a um momento de convivência depois do jantar ou a um sarau.

Exemplos:

  • Não posso ir com vocês no aniversário dela porque vou fazer serão no trabalho. (trabalho noturno em horário extraordinário)
  • Foi um serão bem agradável, estivemos bebendo um copo e conversando! (momento de convivência depois do jantar)
  • Estamos organizando um serão dançante para todos. (sarau)
Palavras Relacionadas: serão, ser.

Dúvidas Relacionadas